quinta-feira, 5 de abril de 2012

A poucos passos da liberdade...



Hoje vim para falar um pouquinho de mim e das coisas que vem acontecendo comigo desde que o ano de 2012 começou, afim de incentivar à outros FtMs, e também MtFs, a jamais desistirem de seus sonhos.






Lição nº 1 - Não desperdice as oportunidades:

Em janeiro, minha prima, que também é a minha melhor amiga, veio até mim pedir para que eu entrasse com ela na academia. Titubeei um pouco mas, diante de sua insistência, aceitei o pedido e me matriculei na academia aqui de meu bairro, bem próxima de minha casa.
Por que titubeei?
Bem, desde janeiro de 2011, fui diagnosticado pelo psiquiatra com a temível Fobia Social. Eu não saía de casa para nada, tinha medo de tudo e de todos. Fobia Social é uma das coisas que mais atinge a transexuais, acreditem, e eu fui tomado por esse problema também.
Mas, lá me fui para a academia. Nos primeiros dias, eu tremia de pavor, diante de tantas pessoas desconhecidas, mas por ter minha prima sempre junto a mim, esse temor foi passando...
Dois meses depois, minha prima mudou-se de bairro e eu fiquei em dúvidas de continuar ou não na academia. Optei pelo sim e isso só me fez bem... A prática de exercícios físicos distrai a mente, fortalece o corpo, dá mais ânimo para tudo na vida. Fato.
Ao saberem sobre mim, meus instrutores passaram a me tratar pelo gênero masculino e estão dando a maior força!


Lição nº 2 - Não espere que os outros lutem por você:

Bom, desde que assumi minha transexualidade, no início de 2011 (quando você tira um tempo para si mesmo e  reflete sobre sua vida, muitas coisas vem à tona e você se vê no momento certo de tomar decisões), resolvi correr atrás das mudanças necessárias para adequar minha mente a meu corpo. Em pesquisas na Internet, encontrei a Associação de Travestis e Transexuais de Florianópolis, cidade onde nasci e resido. Sempre acompanhado de minha mãe para poder sair de casa, fui até lá, afim de obter alguma ajuda e esclarecimentos.
Olha, não sei quanto aos outros Florianopolitanos, mas, para mim, de nada adiantou. Me senti enganado por certas coisas que foram ditas à mim e pela falta de atenção. E-mails não respondidos, dúvidas não esclarecidas, um total descaso para comigo. Dessa associação, não quero nada, não quero mais saber.

Então, passei a lutar sozinho. Concluí que, se a luta é por mim, quem deve lutar sou eu. A Internet é a minha melhor arma, pois através dela, encontro tudo de que preciso. Enviei muitos, mas muitos e-mails. Também realizei muitos telefonemas.

Eu sei que através do SUS é possível realizar o tratamento e cirurgias, mas eu esperar por 2 anos? Jamais! Não estou doente, sei o que sou e do que preciso. Não irei me submeter a 2 anos de acompanhamento. Isso é ridículo! Sou um homem que conhece muito bem a si mesmo e sabe o que quer!

Procurando por maiores esclarecimentos, eu soube que pode-se realizar tudo o que é preciso através do serviço particular de saúde. Como estou em perícia médica por causa da Fobia Social, que melhorou consideravelmente, mas ainda me detém em algumas questões, resolvi buscar ajuda dos profissionais da rede particular, usando o plano médico que possuo através da empresa na qual estou ainda empregado.
Enviei um e-mail para a clínica* na qual costumo sempre ir quando preciso, perguntando se os médicos endocrinologistas de lá tem conhecimento sobre a transexualidade e se algum deles poderia me atender. A resposta para meu e-mail foi imediata, onde a própria Gerente de Marketing do local me passou seus números de telefones pessoais para que eu entrasse em contato diretamente com ela. E assim o fiz. Ao ligar, prontamente ela me tratou durante todo o tempo por Matheus. Que mulher incrível! Sua simpatia, disposição e desprendimento são admiráveis! Então, ela me explicou que nenhum dos médicos endocrinologistas da clínica já havia atendido transexuais e, portanto, não tinham nenhuma experiencia nesta questão. Entretanto, ela me sugeriu um médico endocrinologista* renomado daqui de Florianópolis, que ela tinha certeza que me ajudaria, fosse me atendendo ou me indicando um outro profissional.

De posse dos contatos desse médico, enviei-lhe um e-mail. Na resposta, ele disse-me que já atendia transexuais e que iria me atender. Eu lhe expliquei não ter condições financeiras para pagar as consultas e lhe perguntei se ele atendia pelo meu plano médico. Então, ele disse que, além de uma clínica particular, ele tem um ambulatório no Hospital Universitário e que o atendimento lá é gratuito, mas era preciso eu esperar, pois a demanda é grande. Esperei, mas sem nunca deixar de me manifestar, afim de sempre lembrá-lo de minha existência e necessidade.


Lição nº 3 - Arrisque, não importa o preço!

Sabendo que na cidade do Rio de Janeiro há um cirurgião*, especializado em transexualidade e que já realizou cirurgias em amigos transexuais, resolvi entrar em contato com ele, afim de saber os valores e tudo o que é preciso para realizar a cirurgia de mastectomia (ou masculinização de tórax, que é como eu prefiro chamar). Tudo o que ele me pediu foi uma carta do médico endocrinologista, dizendo que estou realizando o tratamento hormonal com ele, bem como ultrassons de peito e abdômen. Sim, o preço da cirurgia também me foi passado. E sim, eu não tenho a mínima condição para pagar, mas tenho crédito junto a financeiras e lojas que disponibilizam empréstimos. E será isso o que eu farei. Sei que terei de trabalhar duro para pagar cada prestação desse empréstimo, mas valerá muito a pena. Trabalharei com gosto, feliz por não ter mais essas coisas penduradas no meu tórax.

Esta semana, o médico endocrinologista me ligou marcando minha primeira consulta com ele. Em vias de iniciar meu tratamento hormonal, creio que falta muito pouco para realizar o sonho de retirar de meu corpo algo que não faz parte de mim. Muita coisa vai mudar e mudar para a minha realização pessoal.

Ontem realizei as ultrassonografias solicitadas. O médico* que me atendeu merece todos os meus elogios. Fiz em uma clínica que faz parte da clínica onde atende pelo meu plano médico, ou seja, não paguei nada.

Esse médico, ao saber sobre minha condição e o desejo de passar pela cirurgia de masculinização de tórax, demonstrou-me carinho e respeito. Disse que ninguém pode me julgar, pois não devo nada à ninguém e só quero ser feliz. Ele disse ainda, exatamente com estas palavras: "Quem sente preconceito, é que está errado, doente, e precisa de tratamento, e não você!"

Seria um anjo? Não, não, apenas um homem esclarecido e livre. Sim, porque quem sente preconceito não é livre. Fato.


Lição nº 4 - Faça por merecer!

Esforce-se para ser alguém digno de merecer as conquistas! Não adianta nada você lutar pelo seu bem se não faz nada pelo bem de seus semelhantes. É difícil ser uma boa pessoa diante de tanto preconceito e impedimentos, mas tente! Ao fazermos o bem, ele volta para nós! Mas faça de todo o coração, não por interesse!
Seja Humano antes de qualquer outra coisa!


Conclusão:

Você, FtM ou MtF, que não tem um plano médico e não tem crédito na praça, faça por onde. Demoraram pra começar a ir atrás disso. Muitos só reclamam, mas não fazem nada por si mesmos.
Arrume um emprego, mesmo que não queiram tratar-te pelo teu nome social. Muitas vezes, é preciso humilhar-se para alcançar objetivos. Se tal empresa não conceder plano médico, junte dinheiro! Eu era assim: recebia meu salário e jogava tudo fora. É hora de começar a guardar dinheiro! Sem dinheiro ninguém faz nada! Aquela frase: "dinheiro não trás felicidade" pode servir para alguns, mas para nós, transexuais, trás sim!

Para ter crédito na praça, compre! E compre em lojas conveniadas a financeiras, pois assim você se torna cliente das financeiras. E quando precisar de dinheiro, terá um valor lá te esperando.

Só reclamar e chorar pelos cantos não te levará à lugar algum! Mexa-se! Se eu consegui, qualquer pessoa poderá conseguir também!


Boa sorte à todos e que Deus os abençoe e os guie pelos caminhos certos!
São meus sinceros votos à todos os transhomens e transmulheres do mundo!



*os nomes das clínicas e médicos não foram expostos por questões de ética. À quem quiser maiores informações, favor entrar em contato por aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário