O desfile de Victor Dzenk na Rocinha, no Rio de Janeiro, reuniu famosos, música ao vivo, samba, cor e muito sol. Foi o primeiro show, literalmente, desta quarta-feira (23), segundo dia de moda carioca. O estilista fugiu das passarelas convencionais e escolheu a Rocinha como plano de fundo de seu desfile de verão 2013. A fila A estava estrelada com nomes como Sheron Menezzes, Rita Guedes, David Brasil, Carol Castro, Gaby Amarantos e Isabel Fillardis.
Sob o sol forte carioca, ao meio dia, modelos desfilaram no campo de futebol do Centro Esportivo da Rocinha. Ao som de "Alegria Alegria", na voz de Preta Gil, e com um casting estrelado com a transexual Carol Marra de maiô, a top Laís Ribeiro e dois representantes da comunidade, o estilista apresentou uma coleção inspirada no Tropicalismo repleto de referências visuais e, por isso, com estampas da fauna e da flora brasileira. A cartela de cores, supercolorida, foi baseada nos tons da bandeira brasileira, com muito verde, amarelo e azul. Desta vez, looks monocromáticos não tiveram espaço.
Essa também foi a primeira vez em que Victor apresenta sua coleção masculina. Entre homens e mulheres, maiôs, vestidos, sungas e saídas de praia feitas com tecidos leves e bastante fluidas. Um dos destaques desta estação, para o estilista, são os kaftans bem modernos, com recortes e apliques de folhas e frutos em um tule transparente. O efeito "hand made" (feito à mão) se destacou em quase todas as peças desta nova linha de Victor.
Além dos kaftans, os vestidos de jersey foram apresentados com efeitos de moulage e alguns drapeados. Peças curtas, longas e ora com shape ajustado, ora solto, completaram a coleção colorida e, ao mesmo tempo, leve do estilista.
As calças mais secas para eles e as pantalonas para elas também se destacaram ao lado das blusas confeccionadas em gaze de algodão com um "quê" dos anos 1970, que encara o psicodelismo da época, mas de forma mais clean. A transparência também conquistou seu lugar tanto em detalhes de bodies e maiôs, criando leve impressão de nudez, quanto em peças inteiras como vestidos e macacões. Alguns óculos de sol finalizaram os looks. A beleza, comandada por Ricardo dos Anjos, teve cabelo trançado para completar ainda mais a inspiração de Victor Dzenk, e também make leve, quase sem cor para não brigar com as peças com cartela de cores totalmente elaborada.
Os modelos se posicionaram na região central da "passarela" e, no final, o estilista entrou para a apresentação final ao lado da escola de bateria da Rocinha, que manteve a batucada enquanto os convidados iam embora. Apesar do atraso, da longa espera de quase duas horas e do sol forte do meio dia, os convidados - que puderam se proteger com sombrinhas distribuídas pela equipe de produção -, se divertiram durante a apresentação comandada por Preta Gil. Alguns até arriscaram um samba no pé quando a bateria entrou.
A marca foi a única a desfilar no Fashion Business.
Semana de moda carioca
O Rio de Janeiro recebe a temporada de moda verão 2013 entre os dias 22 e 26 de maio com a 21ª edição do Fashion Rio, dando o pontapé inicial para a reestruturação do novo calendário de moda brasileiro. O evento está em novo endereço, agora no Jockey Club, na Gávea. Já o Fashion Business, a maior da América Latina, acontece do dia 22 a 25 no Fashion Mall, em São Conrado, com 170 participantes. O único desfile fica a cargo de Victor Dzenk na Rocinha.
No total, são 31 desfiles da semana de moda carioca. Duas marcas, Cia. Marítima e Reserva, trocaram a SPFW pelas passarelas cariocas. Paola Robba, que participava também da semana de moda na capital paulista, agora vai apresentar no Rio a coleção da Poko Pano. Estreiam ainda nesta edição as marcas cariocas Sacada e Oh, Boy!, que vêm do Fashion Business. O Rio Moda Hype, evento que revela novos estilistas, ao contrário dos demais anos, mostrará apenas o trabalho de cinco selecionados, contra 10 das edições passadas, com desfile dia 24.